25 junho 2006

Prognóstico

Portugal ganhou à Holanda e passou aos quartos de final. Há festa na rua e ouvem-se vivas e buzinadelas de carros. Também dei algumas. E gostei.
Portugal controlou o jogo na 1.ª parte, ocupando bem os espaços e fazendo um pressing alto eficaz. Maniche marcou um belo golo, fazendo mais uma boa exibição - mais uma. Com as expulsões a coisa complicou-se e tivemos a felicidade que também é necessário ter nestas situações. Como vão longe, os tempos das vitórias morais!
As más notícias foram as expulsões de Deco e Costinha, impossibilitados de jogar com o nosso adversário seguinte, a Inglaterra. A eventual ausência de Ronaldo, por lesão, é um risco menor, quando comparada com a dos dois jogadores expulsos: a equipa de Portugal está muito dependente da presença e organização ideal do meio campo (Deco, Costinha e Maniche). É um rombo muito grande! Se vai ter consequências funestas ou não, logo se verá no sábado.
As boas notícias são a capacidade de resistência e de sofrimento demonstradas, demonstrativas de um espírito de grupo muito forte: lá está a mãozinha do Scolari, não é verdade?... Pois é.
Se, no sábado, encararem o jogo como ele deve ser encarado nas fases a eliminar, isto é, com 50% para cada lado, sem tremideiras complexadas e sem peitaças desmesuradas e balofas, talvez a história possa acrescentar mais um capítulozito a esta pequenina saga, que também o é.
Venha, pois, a Inglaterra!

Etiquetas: