16 junho 2006

AXN

O aparecimento dos canais privados, por um lado, e as emissões por cabo e por satélite, por outro, transformaram a nossa forma de ver televisão. Fugidos à programação exclusiva dos canais públicos, os telespectadores reorientaram a sua procura e atenção para os canais privados e temáticos. Se, numa primeira fase, a opção pelos canais privados generalistas constituía a opção mais óbvia, mais recentemente, porém, as escolhas dos canais temáticos começa a ser a escolha privilegiada de uma parte significativa de telespectadores. E isto não me surpreende, dada a natureza da programação passada nos canais generalistas, com excepção do Canal 2, que hipotecaram o horário nobre a um corropio de telenovelas, reality shows e uma generalizada pulsão noticiosa populista e tablóide. Tudo isto cimentado por uma torrente publicitária sem fim, de manhã à noite. Daí, a opção pelos canais temáticos.
Cansados da grelha de programação dos canais generalistas, do arrastar sem fim da publicidade, dos horários surrealistas dos bons programas - que também os há -, de tudo isto e mais alguma coisa, o que é certo é que os temáticos é que aproveitam com este estado de coisas. E ainda bem.
Dos canais temáticos actualmente disponíveis por cabo, versão pacote clássico, tornei-me particularmente entusiasta do AXN, especializado em séries e cinema. Séries excelentes e admiráveis (CSI, Os Homens do Presidente, Serviço de Urgência, por exemplo), horários adaptados à situação do comum dos mortais e períodos de publicidade com uma duração aceitável são, quanto a mim, os principais ingredientes que têm contribuído para o destaque que as pessoas lhe têm tributado. Eu sou uma delas. Oxalá se mantenha nesta linha.

Etiquetas: