15 janeiro 2006

Vinhos

Os seis candidatos à Presidência da República foram convidados pelo jornal Público a revelar quais seriam os seus vinhos preferidos. Das escolhas dos candidatos, publicadas no suplemento "Fugas" daquele jornal, de 14 de Janeiro, fixei, pela absoluta novidade, a de Garcia Pereira: "Bom Juiz", um vinho alentejano tinto reserva de 1999, produzido pela Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz.
Comecei a interessar-me por vinhos há alguns anos, sempre numa atitude de curioso e de amador. Falha minha, provavelmente, e insuficiente conhecimento, com certeza, levam a que este estado inicial ainda não tenha sido ou custe a ser ultrapassado. Sim, também nesta matéria há os curiosos e os especialistas, os amadores e os profissionais, os que podem e os que arreiam. Adiante!
Apesar de tudo o que atrás escrevi, o assunto "vinhos" é uma matéria a que, sempre que posso, gosto de dedicar alguma atenção: bebendo, lendo, provando ou dissertando. A notícia, que para aqui chamei, é disto um exemplo.
Avancemos, pois, sem medos! À chegada, dependente do caminho que cada um traçar, certamente estará à nossa espera um bom vinho, branco ou tinto, para ser degustado com prazer e nos fazer despoletar um conjunto de sensações que reteremos na memória e no palato. Porque não, começar pelo "Bom Juiz"?...

Etiquetas: