Sinapses
O corpo humano é uma máquina de hábitos. E o cérebro mais do que todos os outros órgãos, segundo terá lido ou quer acreditar… talvez por o ter lido. Acreditado sem ler ou lido para acreditar, procurava pôr em prática o que tinha aprendido e apreendido.
Era dextro. Como muitos e muitas. Escrevia e manipulava objectos com a mão direita. Se pintasse, o que não acontece, provavelmente seria essa a mão que utilizaria. Não havia, pois, qualquer dúvida: dexter est.
Em nome da saúde do cérebro (e também fazendo-lhe pirraça…), resolveu contrariar a «dextreza», simultaneamente destreza da mão direita, procurando fazer com a mão esquerda o que habitualmente e quotidianamente se fazia com a mão direita … Descascar batatas, por exemplo.
Uma tentativa de introdução à pintura teria sido mais fácil, mas gostava de desafios difíceis. Daí o descasque das batatas.
No dia aprazado para o descasque, perto do almoço de um dia de semana, lá se dispôs a iniciar o projecto de vergar e obrigar o cérebro a pensar em módulo mão esquerda, impedindo e contrariando o módulo mão direita.
Como não estava habituado (obrigado, amigo cérebro!...), o que se previa acontecer aconteceu. Mas isso já se sabia. O que não se sabia era o pormenor relacionado com o tipo de batata: branca ou vermelha, para cozer ou para fritar. Para a mão direita, coisa de somenos; para a mão esquerda (de um dextro) uma preocupação do tamanho da sé, habitualmente para o grande…
Sendo crente (mesmo sem o ter lido…), o obstáculo foi entendido como uma prova de fé: batata branca. E não se falava mais disso. Constituía-se como dogma. E era mais fácil para quem se iniciava no corte em módulo de canhota…
A coisa não começou por correr bem. Mas a fé era muita e, no final, obtiveram-se resultados: três batatas descascadas, só por metade, e dois dedos cortados, o mais grave no mindinho, que tinha perdido a unha. Insuficiente para o estufado, no entanto…
Nada mau como história, pensavam os devotos. Mais um bocadinho de sal, talvez… foi a opinião dos canhotos.
Etiquetas: Normal
<< Home