21 novembro 2007

Portal do Cidadão

Graças também às novas tecnologias, o contacto com os serviços públicos tem-se tornado mais fácil e mais cómodo. Hoje em dia, não há praticamente entidade ou serviço públicos, de expressão nacional, regional ou local, que não tenha um sítio na internet e um endereço de mail, para além dos habituais endereço postal, telefone e fax. Não é por falta de meios de contacto ou seu desconhecimento que, muitas vezes, não se concretiza ou realiza o «diálogo» com estas entidades.
Sendo cómodo e fácil, no entanto, isso não significa que ele possa ser mais eficaz. Quantas vezes - demasiadas vezes, às vezes - não desesperamos pela resposta ou solução de problemas ou pela simples prestação de informação, apesar da facilidade e da modernidade dos contactos colocados à disposição do utente... Apesar de tudo isso, a maioria das coisas mudou e para melhor, como tive oportunidade de verificar hoje, com os serviços do Portal do Cidadão. Mesmo tendo em atenção as frases de circunstância e inerentes ao protocolo, todavia indispensáveis, não deixa de ser gratificante ver transpostas, no concreto, sugestões de alteração e melhoria do serviço que se presta, feitas por um qualquer cidadão. Ganhámos, penso eu, todos. A cidadania também passa por aqui, pelos pequenos gestos e pelos pequenos ganhos.

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